Publicado em: 01/10/2021

Seguindo com o processo de divulgação da ciência que se faz por aqui!


- A RPPN Rio dos Pilões é de grande importância para a conservação de várias espécies pois, além de ser um importante conector entre os remanescentes florestais da região, também auxilia na manutenção dos serviços ecossistêmicos que são usufruídos por todos nós! Serviços ecossistêmicos sustentam a vida e a biodiversidade, além da produção de alimentos e recursos utilizados pelo homem.
- Estudos demonstram a grande importância da presença de mamíferos na manutenção de ecossistemas florestais e a sua ausência traz sérios danos ao equilíbrio na comunidade biológica.
- Sendo assim, pesquisas sobre Inventários de Fauna são fundamentais, pois acessam diretamente a diversidade de uma localidade, em um determinado espaço e tempo. Os dados primários gerados pelos inventários compõem uma das ferramentas mais importantes na tomada de decisões a respeito do manejo de áreas naturais.
- Esses dados são fruto das pesquisas de Iniciação Científica das alunas concluintes @larii_braga e @degadss, sob orientação das profs @letsueiro e @fernanda_dallara, que se dedicaram a realizar o levantamento de mamíferos da RPPN Rio dos Pilões além de viabilizar Educação Ambiental e Divulgação Científica!
- Agradecemos o apoio da @viafauna na identificação e nos ensinamentos necessários para a realização dessa pesquisa!