Publicado em: 06/02/2023

Fique por dentro das novidades da APRI

 

Prezados associados,

A atual diretoria tem atuado fortemente nas questões estruturais e organizacionais do nosso residencial, trabalhando pela transparência nas informações, profissionalização da sistemática e independência das funções, para que gestões futuras tenham todas as informações necessárias para continuidade dos serviços.

Sendo assim, enfrentamos problemas complexos como a resolução da queda do muro que cerca o módulo 03, atuamos e resolvemos questões que foram negligenciadas por anos e que envolve a segurança e integridade de todos os associados, tais como deficiências no sistema de abastecimento de água e muro derrubado pelos Sanções conforme comunicado emitido em 27 de janeiro, tudo isso sem buscar novos recursos financeiros com os associados.

Revisamos contratos e alteramos o sistema de cobrança que era muito prejudicial aos associados.

Recuperamos recursos financeiros que não foram repassados corretamente aos caixas da APRI.

Todas as comunicações da gestão ocorrem por e-mails coorporativos, garantindo a transferência de informações para as próximas gestões bem como a transparência e profissionalismo da comunicação interna. As ações de contratação, revisão ou decisões de impacto associativo são sempre acompanhadas e aprovadas pelo jurídico da APRI e amparadas em nosso Estatuto Social conforme Art 4º alíneas E e F.

Em sequência das observações acima, a terceirização de alguns serviços é o caminho natural e sequente do trabalho de profissionalização do nosso residencial.

A decisão para esta operação não foi por motivação financeira, mas sim de gestão, indo de encontro com o que é praticado no mundo atualmente. Precisamos focar nossos esforços e energia em assuntos estruturais, com relação ao desenvolvimento do nosso residencial para atender as novas demandas dos associados que estão chegando.

O crescimento do residencial é notável, com ele a demanda aumenta e precisamos nos adaptar para atender, manter, crescer e ter uma segurança com qualidade, preservando o meio ambiente.

Informações sobre o crescimento:

Residências habitadas em novembro de 2019: 66 residências

Residências habitadas em dezembro 2022: 128 residências

 

Residências veranistas em novembro de 2019: 89 residências

Residências veranistas em dezembro de 2022: 96 residências

 

Obras em andamento em novembro de 2019: 78 residências

Obras em andamento em dezembro de 2022: 172 residências

 

Fazer a gestão do nosso residencial hoje é completamente diferente do cenário encontrado em 2019, onde não houve aumento no número de colaboradores, mas sim aumento expressivo em áreas de zeladoria devido a quantidade de obras e as áreas do módulo 03.

Com tudo exposto acima, se faz necessário a busca de novas soluções, buscando maior eficiência, produtividade e assertividade na gestão de pessoas. A terceirização de alguns serviços nos dará maior flexibilidade na tomada de decisão, nossos profissionais diretos poderão focar em atividades de maior complexidade e contaremos com toda a experiência de uma empresa especializada no assunto, com plano de carreira aos colaboradores, gestão com indicadores reais e liberdade para modelagem da equipe de acordo com as nossas necessidades.

A terceirização ocorrerá apenas em algumas atividades, conforme detalhamento abaixo:

02 pessoas para atuar na coleta dos resíduos residenciais. (residencial cresce rapidamente e o volume desta atividade também);

04 pessoas para o corte de grama;

01 monitor para a área comum;

02 pessoas de limpeza;

01 auxiliar administrativo (hoje possuímos apenas um colaborador para todas as atividades administrativas, como atendimento aos associados, controle de ponto, compras, pagamentos, sistemas internos, relação com os prestadores de serviço com contrato permanente e demandas da diretoria, este colaborador entrará em férias e precisamos de alguém para cobri-la);

01 supervisor dessa equipe terceirizada (que não é cobrado, atingindo 10 contratados tem direito a um supervisor).

Referente aos desligamentos

Ao longo de 2022 já haviam sido realizado 03 desligamentos, sendo 02 colaboradores por baixíssima produtividade devido ao desejo de ser demitido e 01 colaborador que solicitou o desligamento.

Na data do início da implantação foram realizados mais 02 desligamentos, 01 sendo também por baixa produtividade devido ao desejo de ser demitido e 01 colaborador por problemas de insubordinação e relacionamento.

Não há previsão para novos desligamentos de colaboradores até o momento.

Ao fim da implantação (previsão de 30 dias) toda a documentação referente ao processo de terceirização será tornados públicos e de acesso fácil aos associados.

 

Reforçamos que a decisão de terceirização foi baseada em ganhos de gestão, eficiência e produtividade e não em busca de reduções financeiras e que alcança apenas alguns serviços e não afetará a segurança do nosso residencial.