Publicado em: 27/01/2023

CÃES SOLTOS NO IBIRAPITANGA

Ontem, 25/01/2023, foi iniciada a captura e confinamento emergencial e temporário dos cães soltos em nossa reserva para triagem, castração e vacinação.

Unidades de conservação como a nossa seguem regras específicas e tem como prioridade absoluta a conservação das espécies silvestres. A presença de cães em unidades de conservação é extremamente danosa para o ecossistema e é nossa responsabilidade zelar pela integridade e manutenção do ecossistema nativo preservado em nossa reserva.
Os cães quando andam em matilhas (estado atual) tendem a ficar mais ferozes a curto prazo, onde já temos diversas ocorrências de avanços destes cães a crianças e colaboradores da APRI.
Há vestígios de caças a aves, lagartos e demais animais presentes em nossa reserva.

Com a finalidade de cumprir nossa responsabilidade e de garantir a integridade da área de conservação, os cães estão sendo confinados temporariamente com a ajuda de associados voluntários, onde serão encaminhados para o centro de zoonose municipal para realização de vacinação e castração. Após os procedimentos os cães serão encaminhamos para a ong 100% vira latas, onde serão acompanhados pela nossa equipe e pela comissão formada pra acompanhar o tema.