Publicado em: 08/12/2022

CARRAPATO ESTRELA

Queridos associados,
Gostaríamos de lembrar a todos que dividimos espaço com a vida silvestre, sendo assim existem alguns riscos ao estarmos em áreas florestadas. 
Nosso foco com este informe é alertar sobre a febre maculosa, transmitida pela bactéria Rickettsia rickettsii que utiliza como vetor de transmissão o carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) que por sua vez utiliza diversos mamíferos como hospedeiros e estes animais podem viver em nossa RPPN.
Ao realizar trilhas e caminhadas em Ibirapitanga, verifique ao retornar para residência se não há nenhum carrapato no corpo, principalmente em crianças. Repelentes são bem-vindos, contudo, não são 100% eficazes, logo não descarta a necessidade de procurar pelo parasita. A doença só é transmitida se o carrapato se mantiver fixado por mais de 4 horas no corpo, utilize deste tempo para evitar a transmissão.
Nossos animais de estimação estão sujeitos a serem hospedeiros de parasitas, mantenha-os vacinados e utilizem recursos carrapaticidas caso tenham contato com áreas de mata.

Fonte da imagem : Governo de Minas Gerais