Publicado em: 08/08/2022

COMUNICADO IMPORTANTE!

Suspensão de atividades de negociação com escritório Martins e Costa
 
O contrato com o escritório de cobrança Martins e Costa foi assinado em outubro de 2018, onde ficou acordado a título de remuneração pagamentos pela APRI além dos honorários/sucumbências cobrados diretamente do associado, ou seja, 10% de comissão sobre o valor recuperado pagos pela APRI + honorários (combinados direto com o associado) /sucumbências (determinados pelo juiz) cobrados dos associados.
Em setembro de 2021 foi assinado um aditivo ao contrato que eliminou os pagamentos feitos pela APRI, ficando exclusivamente a remuneração em forma de honorários/sucumbências, pagos diretamente pelo associado.
Em Junho deste ano recebemos reclamações de associados relatando condições abusivas para fechamentos de acordos dos débitos, além de tentativas amistosas por parte dos associados a fim de evitar a judicialização, que não obtiveram êxito. Iniciamos uma análise detalhada dos acordos realizados e planilhas disponibilizadas pela BBZ e Martins e Costa, porém as informações e condições  são disponibilizadas de forma desorganizada e confusa, os questionamentos por e-mail quando respondidos, eram evasivos e demorados, sendo assim, na última quinta-feira, dia 11, decidimos suspender todas as atividades de negociação  e de novos acordos até o pleno esclarecimento de nossos questionamentos.
São dezenas de casos questionados por esta diretoria, por diversas inconsistências. Em reunião online, na última sexta-feira, o escritório Martins e Costa esclareceu e detalhou nossos questionamentos em apenas 02 casos, onde assumiram que receberam R$24.000,00 a mais do que o correto e atribuíram este fato a Erro Humano. O escritório Martins e Costa prontificou-se de imediato na devolução destes valores. 
O contrato segue suspenso e aguardamos os esclarecimentos sobre as dezenas de outros casos questionados.
Nossa avaliação, devido a limitação de recursos, ficou restrita à acordos firmados no ano de 2022, sendo assim, para ampliar a base de análise e detalhar os impactos financeiros para APRI e associados, faz-se necessária a contratação de auditoria especializada e independente.
Convocamos reunião extraordinária da diretoria, conselheiros de módulos e conselho fiscal para discutirmos o andamento das análises e possíveis soluções.