Publicado em: 28/05/2015

Soltura de pássaros na Reserva

Foto: reprodução Wikipedia


Por Ana Vasconcelos

No dia 12 de junho, cerca de 40 crianças de escolas de Santa Isabel são esperadas em Reserva Ibirapitanga para acompanhar de perto a soltura de um casal de macucos, um importante pássaro nativo da Mata Atlântica, que chega a medir até 52 centímetros de comprimento.

A atividade faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Apri e a Cesp (Companhia Energética de São Paulo). Reserva Ibirapitanga foi escolhida como local para a soltura por ter boa área preservada, um privilégio em meio à Mata Atlântica.

A bióloga da Cesp, Deise Soares Martins, irá conduzir a atividade e fará uma palestra sobre biodiversidade, preservação de espécies, tráfico de animais, impactos ambientais e a importância de manter animais soltos na natureza, e não em gaiolas. “É comum as crianças conhecerem a calopsita, que é australiana, e não conhecerem o macuco, que é nativo mas não é tão vistoso, e passa despercebido”, afirma Deise.

Um dos programas de educação ambiental da Cesp é a reprodução de aves em cativeiro, com o objetivo de preservar espécies ameaçadas de extinção, e eventualmente são realizadas solturas técnicas ou demonstrativas.  

Contação de histórias

Em Santa Isabel, as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente começam em 3 de junho, quando serão realizadas atividades de contação de histórias e uma exposição sobre Unidades de Conservação da região metropolitana.

O encontro acontece na Praça Fernando Lopes, no centro da cidade e é voltado a crianças e adultos. Seu objetivo é conscientizar o público sobre a importância da conservação ambiental e o envolvimento socioambiental na manutenção da biodiversidade e na melhoria da qualidade de vida da população.

Um contador de histórias fará atividades interativas com o público, com formação de rodas e representação teatral envolvendo a temática ambiental.

As Unidades de Conservação da região metropolitana, incluindo o Parque Estadual Itaberaba, serão apresentadas por meio de expositores e divulgação no local. Isso irá evidenciar importância das unidades de conservação na prestação de serviços ecossistêmicos.

O evento é promovido pela administração do Parque Estadual de Itaberaba em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário e a ONG Instituto Memórias do Brasil.

 

Serviço:

Semana Municipal do Meio Ambiente

Atividades: contador de histórias e exposição sobre Unidades de Conservação da região metropolitana

Data: 3/6

Horário: das 9 às 16h

Local: Praça Fernando Lopes, Centro, ao lado da Prefeitura Municipal de Santa Isabel

 

Soltura de pássaros

Atividades: palestra de conscientização ambiental e soltura de macucos

Data: 12/6

Horário: 10h

Local: Reserva Ibirapitanga