Publicado em: 22/02/2022

Elektro: Comissão tem reunião produtiva com a concessionária


Na tarde dessa segunda-feira (21/02) foi realizada uma reunião virtual com representantes da Elektro e a comissão formada para tratar do assunto que tanto aflige o residencial.
Na reunião, a comissão que é encabeçada por Maria Helena Simões e Idalecio Viviani, contou com a participação de outros associados, a Diretoria da Apri se fez representar por Anderson Diniz vice-presidente.
A reunião foi agendada após o encaminhamento do abaixo-assinado feito pela comissão interna que trata do assunto, que apresentava o histórico dos problemas que o Ibirapitanga enfrenta para receber um serviço de qualidade da empresa.
Por parte da concessionária participaram Fernanda Arantes representando a ouvidoria da empresa, Jean Cerqueira supervisor da localidade, Flávio Penilas, gerente de operações e Patrícia Lurago.
A concessionária apresentou na reunião números que demonstraram uma redução das interrupções de energia no último ano e as ações que já realizou para melhorar os serviços, assim como explicou a dificuldade que a companhia enfrenta para entregar um serviço de qualidade por estarmos inseridos em uma região com muitas árvores, que na maioria das vezes são as responsáveis pelas interrupções de energia.
A empresa alega que vem atuando na medida do possível para manter as árvores distantes dos fios, mas que essa obrigação não é dela, e sim da Prefeitura de Santa Isabel, que por sua vez, não tem equipes suficientes para executar o serviço, e a Elektro acaba atuando de forma emergencial para não prejudicar ainda mais a entrega de energia de qualidade aos seus clientes.
Jean Cerqueira, explicou também que a região vem recebendo algumas melhorias ao longo dos anos, e hoje especificamente o residencial é abastecido por duas linhas diferentes, na falha de uma dessas linhas, o próprio sistema religa a energia através da linha que ainda está em operação.
Especificamente o Ibirapitanga, após muitas reclamações por parte da Apri e de diversos associados, recebeu no ano passado a visita da concessionária e algumas melhorias foram feitas na rede que abastece o módulo 1 e 2, na época foi emitido um comunicado informando os associados dos serviços e das explicações que os técnicos passaram à Apri, nessa ocasião além da troca de algumas cruzetas a linha que abastece os referidos módulos foi desmembrada para que um eventual problema em um ponto da rede não desligasse a rede como um todo, o que na maioria das vezes acontecia, pois a mesma não foi projetada nos padrões atuais que hoje são exigidos para evitar esse tipo de ocorrência.
Sobre os picos de energia os representantes da Elektro explicaram que a rede hoje tem equipamentos que ao perceberem qualquer interferência, como por exemplo um galho que tenha caído sobre os fios, a rede é desligada automaticamente, e religa automaticamente caso a interferência tenha sido apenas momentânea, e são essas ocorrências que resultam nos picos de energia.
Ao final da explicação membros da comissão e o representante da Diretoria fizeram diversos questionamentos a respeito da rede que abastece o residencial aos representantes da Elektro, cobrando que o serviço prestado pela companhia fosse melhorado de maneira geral, a Elektro se comprometeu a fazer uma nova verificação da rede e entregará um cronograma do que ela entende ainda ser necessário para minimizar as intercorrências, esse documento será entregue até o próximo dia 10 de março, e será levado a Assembleia do dia 12 de março e novas explicações serão disponibilizadas aos associados.