Publicado em: 10/09/2021

Plantio da Primavera



Para comemorar a chegada de mais uma primavera, preparamos uma programação especial para o dia 25/09. Ainda não teremos a tão esperada Festa da Primavera, mas é o início da retomada dos eventos de maneira gradual e segura.

Recepção (08h30): Introdução sobre o plantio de mudas pela equipe do Meio Ambiente.

Palestra (9h00): Biologia Aplicada - Desenhos Animados
O palestrante Carlos Stenio desenvolveu uma maneira diferente de passar todo o seu conhecimento, ele apresenta os seres vivos dentro da escala evolutiva, passando pelo universo dos desenhos animados. As crianças vão amar e os adultos, também.

Palestra (10h00): Gestão sustentável de resíduos no Ibirapitanga
A palestrante e associada Veronica Polzer irá abordar definições sobre resíduos x rejeitos, e apresentar dicas de sustentabilidade que você pode adotar para ser ecologicamente correto, passando pela separação correta dos materiais e como fazer compostagem caseira de forma simples e fácil, desviando também essa fração dos aterros sanitários.

Plantio de mudas (11h00 às 14h00)
Este ano o plantio da primavera acontecerá aproveitando o processo de reflorestamento que está sendo realizado entre a trilha do lago e módulo II. Como já é de conhecimento de todos, o reflorestamento voluntário está cadastrado no SARE (Sistema de Apoio à Restauração Ecológica), através do protocolo nº 15316.
Serão organizados grupos de até 20 pessoas que receberão orientação de funcionários da APRI para realizar o plantio.

As palestras acontecerão no  Centro de Interpretação Ambiental da APRI, que fica na área de lazer, e o ponto de encontro para o plantio de mudas será na trilha do lago. Lembramos que o uso de máscaras é obrigatório durante todo o evento.

Sobre os palestrantes:

Carlos Stenio 
Biólogo e divulgador científico, escritor do primeiro livro infantil de biologia sobre diversidade, intitulado Diário de um biólogo: Diversidade (2021). Além de dois e-books para professores e vestibulandos, sendo um deles o mais vendido na educação de janeiro/fevereiro de 2021. Manual da biologia aplicada (2020), Manual da Biologia Aplicada: Covid (2021). Tem experiência na área da educação, com ênfase em educação infantil.
Nota do autor sobre a Biologia Aplicada: “A intenção desse projeto de divulgação científica é levar a biologia de forma fácil e democrática, e para isso utilizo itens da cultura pop, com filmes, séries, jogos e desenhos. Fica muito mais fácil, divertido e dinâmico. No campo do ensino e aprendizagem das inúmeras áreas da Biologia, não deve haver espaço para monotonia. A falta de interatividade e conhecimento prático afastam novos possíveis cientistas”.

Conteúdo da palestra: Nos três últimos meses de 2020, a palestra do Projeto Biologia Aplicada criou forma e passou por mais de 48 escolas, mais de mil alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a biologia de um outro ângulo. A palestra está configurada com estrutura lógica, apresentando os seres vivos dentro da escala evolutiva, desde o mais primitivo, como as esponjas – poríferos –, até os organismos mais derivados, como mamíferos placentários. Passando pelo universo do Bob Esponja, Jurassic Park, Era do Gelo, Pequena Sereia, Alice no País das Maravilhas, Rio, Madagascar e muitos outros.
Contatos:
palestras@biologiaaplicada.com.br 
projetobiologiaaplicada@gmail.com 
 (11) 94746-3804
@steniosuxx 

Veronica Polzer
Arquiteta, sócia fundadora da Polzer Ambiental, mestre e doutora em gestão de resíduos sólidos urbanos. Parte da pesquisa de doutorado foi realizada na universidade de Lund, na Suécia. Possui 14 anos de experiência no desenvolvimento e gerenciamento de projetos de grande complexidade no setor de construção civil. Também é professora e pesquisadora na área de gerenciamento de resíduos e políticas públicas.
Conteúdo da palestra: A 1ª parte da palestra irá abordar definições sobre resíduos x rejeitos, contextualizar o problema ambiental e os impactos das atividades humanas sobre o planeta. A 2ª parte apresenta dicas de sustentabilidade, o que cada um pode fazer para reverter essa situação, a importância da mudança de hábitos, como não gerar resíduos e valorizar o que for gerado para a reciclagem e compostagem; como separar corretamente os materiais e fazer compostagem caseira de forma simples e fácil, desviando também essa fração dos aterros sanitários.
Contatos:
Instagram / Facebook: @polzerambiental
Youtube: www.youtube.com/polzerambiental
Website: www.polzer.com.br
Artigos, dissertação e tese publicados: https://www.polzer.com.br/index.php/publicacoes/