Publicado em: 08/04/2021

INFORME SOBRE VENENO E ANIMAIS SOLTOS

Caros associados,
 

 

É com muita tristeza que soltamos esse comunicado, acontecimentos recentes no residencial nos deixaram perplexos e essa nota é para a conscientização, e também um alerta aos atuais e futuros moradores.
Recentemente 2 gatos de estimação foram encontrados mortos, e segundo laudo veterinário a causa é intoxicação por veneno (não se sabe qual tipo).
Ressaltamos que é CRIME tanto a ação de comprar quanto de vender substâncias não liberadas pela Anvisa, segundo artigo 56 da lei 9605/98 (Anexo 1), um exemplo seria o “chumbinho” veneno irregularmente utilizado para controle de pragas urbanas. Além da possível caracterização de maltrato animal, segundo artigo 32 da lei 9.605 de 1998.
Mesmo venenos considerados lícitos tem um impacto extremamente indesejado em áreas de reserva, pois uma imensa variedade de outros animais poderá ser envenenada, como pássaros e pequenos mamíferos de forma geral. Maritacas, sábias, periquitos, gambás e cuícas, podem ser intoxicados, juntamente com o restante da cadeia alimentar, inclusive animais maiores como jaguatiricas e raposinhas. Para não falarmos em vidas humanas que estão em risco.
Também entendemos e reforçamos, que para a maior segurança do próprio animal e dos outros associados, os pets devem ser mantidos dentro dos limites do terreno de seu tutor, assim como é descrito no item 2.10.3 do regulamente geral interno da APRI. Por mais inofensivos que pareçam, os animais domésticos tem um impacto negativo em relação a fauna, pois, podem caçar uma grande variedade de outros animais nativos. É importante relembrar que na natureza também existem animais que podem ferir ou até matar animais domésticos que fiquem soltos, seja por picada de serpentes, ataques de outros animais maiores, ou a tentativa de consumo de animais venenosos (sapos por exemplo).

Esperamos ter a vossa compreensão!