Publicado em: 23/02/2015
Água: lute contra o desperdício
Por Ana Vasconcelos
Foto: iStock
A crise hídrica pela qual está passando o Estado de São Paulo requer mudança de hábitos dentro de casa, mesmo que Reserva Ibirapitanga não seja, de imediato, afetada pelo racionamento a que muitas cidades estão sendo submetidas. A questão é de consciência ambiental global, para uma crise que afeta a todos, ainda que indiretamente.
"Não podemos nos deixar enganar quando vemos cheio o nosso lindo lago, de onde vem a água que consumimos em Ibirapitanga, e pensar 'que bom, aqui nunca irá faltar água'. Devemos sempre ter o pensamento de utilização racional, pois apesar de termos outorga para utilização da água que consumimos, estamos de frente ao um grande problema de escassez de água em nosso Estado e podemos sim sofrer sanções de redução da outorga caso estejamos consumindo um volume maior do que o permitido", alerta Marcos Marques, diretor de Meio Ambiente da Apri.
No atual momento de escassez de água, não há mais espaço para desperdícios, banhos demorados, escovar dentes ou fazer a barba com torneira aberta, ligar a máquina de lavar com pouca quantidade de roupa e outras ações que caracterizam o uso desnecessário de água.
É importante orientar os empregados domésticos, conscientizar as crianças e envolver toda a família na cruzada contra o desperdício. Afinal, foi-se o tempo em que economizar água era apenas um discurso solitário de ambientalistas. "Use a água de forma racional e não desperdice", recomenda Marcos Marques.
Confira algumas dicas da Sabesp que ajudam a evitar o desperdício. Bom senso faz o mundo melhor. Faça sua parte!
No banheiro
- Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes, a economia é de 11,5 litros (casa) e 79 litros (apartamento).
- Mantendo-a fechada ao fazer a barba, a economia é de 9 litros (casa) e 79 litros (apartamento).
- Não utilize a bacia sanitária como lixeira, jogando papel higiênico, cigarro etc.
- Não aperte a descarga mais tempo que o necessário, pois cada acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros de água.
- Conserte vazamentos e mantenha a válvula sempre regulada. Tome banhos de no máximo 5 minutos, mantendo o registro fechado ao se ensaboar, a economia é de 90 litros (casa) e 162 litros (apartamento).
Na lavanderia
- Ao lavar roupas no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa, pois a cada 15 minutos aberta, o gasto de água é de 270 litros (o dobro de um ciclo completo de lavagem em uma máquina com capacidade de 5 kg).
Na cozinha
- Feche bem a torneira. Uma torneira gotejando desperdiça 40 litros/dia. Já com um filete de água correndo, o desperdício é de 130 litros/dia.
- Limpe bem os restos de comida de pratos e panelas antes de lavá-los, jogando-os no lixo e nunca nos ralos das pias.
- Mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça, a economia é de 97 litros (casa) e 223 litros (apartamento). Faça o mesmo quando desfolhar verduras e hortaliças, descascar frutas e legumes, cortar aves, carnes, peixes etc.
- Utilize a máquina de lavar louças somente quando estiver na capacidade total.
No quintal ou no jardim
- Ao lavar o carro, use um balde em vez de mangueira, a economia é de 176 litros.
- Regue as plantas com um regador ou mangueira com esguicho-revólver, pela manhã ou à noite, para evitar a evaporação; a economia é de 96 litros.
- Use a vassoura para varrer a calçada, não a mangueira, pois o desperdício chega a 279 litros a cada 15 minutos.