Publicado em: 23/10/2012
Gilson Bevilacqua leva estudos sobre lontras para congresso na Bolívia
07/06/2010
Gilson Bevilacqua leva estudos sobre lontras para congresso na Bolívia
O biólogo Gilson Bevilacqua esteve na Bolívia, entre os dias 10 e 15 de maio, para participar do “IX Congresso Internacional sobre Manejo de Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina”, com seus estudos sobre lontras.
Patrocinado pela APRI, que custeou sua viagem e estada, Gilson apresentou um trabalho que surgiu da revisão bibliográfica feita para seu mestrado sobre a presença da lontra neotropical (Lontra longicaudis) em Ibirapitanga.
A pesquisa, feita entre 2008 e 2009, buscou entender a dieta das lontras e sua distribuição na Reserva. Para o Congresso, o biólogo levou sua descoberta de que dois dos principais mapas de distribuição da espécie na América Latina estão desatualizados.
Gilson afirma que conversou com diversos pesquisadores durante o Congresso, inclusive com Louise H. Emmons, a respeito da proposta de revisão dos mapas. “Eles concordaram com as informações do meu trabalho e me encorajaram a enviar os resultados à IUCN, para que eles considerem rever o mapa de distribuição no próximo encontro do grupo internacional de especialistas em lontras”, conta.
Para saber mais a respeito dos estudos de Gilson, leia a entrevista com o biólogo na edição nº14 da revista Sauá, clicando em download de pdf abaixo.