Publicado em: 08/03/2019
Após manutenção e reparos, monge volta a operar normalmente
Após duas semanas de trabalhos, o Grupo TM de Dragagens retira mais de 5 m³ de resíduos e desobstrui o monge (caixa de nível), com isso o mesmo volta a operar em plena capacidade, minimizando assim os riscos de qualquer problema com a barragem do lago do Ibirapitanga.
Além da desobstrução, foram substituídos os Stop Logs de madeira (comportas para ajustar o nível da água) que estavam danificadas. As novas comportas foram confeccionadas em polipropileno, reforçadas com cantoneiras em aço pintadas com alcatrão de hulha, que dará uma vida mais longa para os Stop Logs, além disso foram fixadas mantas de borracha entre as placas para melhor vedação.
Como previsto, o valor para a execução dos trabalhos ficou bem próximo dos R$ 50.000,00. Entre o pagamento da empresa de dragagem e demais materiais necessários para a realização dos serviços o total gasto foi de R$ 48.892,22.
Nível do lago
Apesar de todos estarem acostumados com a altura da água em nosso lago, a mesma encontrava-se acima dos limites recomendados pelos projetos e outorga atualmente aprovados.
No decorrer dos próximos dias o monge devolverá a água ao nível seguro, o que visualmente poderá ser notado, a primeira impressão pode causar certa estranheza, mas a medida se faz necessária para atender os requisitos técnicos recomendados.
Está em análise o projeto de construção de um novo vertedouro para que se torne possível manter o nível da água mais próximo do que se encontra hoje.