Publicado em: 20/02/2019

Outorga de uso dos recursos hídricos e barragem Ibirapitanga

Foto: Jorge Blue

Está em trâmite a renovação da outorga para o uso dos recursos hídricos em nosso residencial, e como o momento é oportuno diante de todos os fatos ocorridos nas duas barragens em Minas Gerais, foi realizada a visita técnica da empresa JRM, responsável pela obtenção da primeira outorga, para a qual foi solicitada uma inspeção geral em nossa barragem, onde foi constatado que nosso monge (caixa de nível), construído para manter a água em altura adequada, está obstruído, elevando o nível do nosso lago além do permitido.

Tal situação é decorrente da falta de manutenção adequada ao longo dos anos, e requer ação emergencial e imediata.

Ao tomar conhecimento da situação, a Diretoria convocou especialistas para apresentarem soluções e orçamentos para resolver a questão, desta forma analisou algumas propostas que orbitaram entre R$ 50.000,00 e R$ 409.000,00, cada uma como uma solução diferente para o caso.

Dentre as propostas e orçamentos apresentados, a empresa escolhida foi o grupo TM de Dragagens, que trouxe o melhor custo benefício entre preço e solução apresentada. Com a proposta aprovada, já está em curso um plano de ação para a dragagem, limpeza e troca dos Stop Logs (comportas para ajustar o nível da água) de nosso monge para que ele volte a ter pleno funcionamento.

A obra deve ser concluída em torno de 20 dias, e devolverá a nossa represa ao nível adequado, trazendo maior segurança a nossa barragem.

A empresa JRM continua o processo para a renovação da outorga, e está desenvolvendo um projeto para criar novo mecanismo de vertedouro, para que possamos manter o lago com nível mais elevado, mas com total segurança, dando ao nosso cartão postal um aspecto mais paisagístico.

Galeria de fotos