Publicado em: 24/10/2018

Universidade Guarulhos realiza trabalho de campo em Ibirapitanga

Nos dias 20 e 21 de outubro, uma turma formada por 25 alunos e seis professores da Universidade Guarulhos (UNG) estiveram na base de pesquisa do Ibirapitanga realizando estudos a respeito da fauna, flora, minerais, rochas e fósseis existentes na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Rio dos Pilões. Dentre os trabalhos desenvolvidos, foram retiradas amostras da água do lago para uma análise minuciosa, a qual, em breve, será apresentada pela equipe a diretoria do residencial.
A parceria com a UNG é fruto do trabalho da Diretoria de Meio Ambiente e visa trazer mais informações a respeito do ecossistema existente na reserva Rio dos Pilões. 
Para o diretor de Meio Ambiente, Idalécio Viviani, a parceria é uma via de mão dupla.
“Os trabalhos realizados enriquecem o currículo dos mestres e ajudam na formação dos alunos. Já para o Ibirabitanga, os resultados são de grande valia, pois trazem informações importantíssimas a respeito da nossa reserva”, explica. 
A parceria é uma das ações que fazem parte do recém-aprovado Plano de Manejo da RPPN Rio dos Pilões, sendo apenas o início dos trabalhos. Ainda serão desenvolvidos outros estudos nos próximos meses, os quais poderiam onerar a associação, mas, por meio de parcerias já firmadas e as que estão para se concretizar, será possível obter informações fundamentais para a manutenção do equilíbrio da fauna e flora da RPPN, com uma redução significativa dos valores investidos em pesquisas.