Publicado em: 23/10/2018
Plano de Manejo: uma grande conquista para Ibirapitanga
(Foto: Renato Tossato Barbosa)
Uma realidade que parecia distante foi alcançada no último dia 25 de setembro, quando foi publicada em Diário Oficial, a aprovação do Plano de Manejo do Ibirapitanga, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
O Plano de Manejo estabelece o conjunto de ações necessárias para a manutenção e uso sustentável dos recursos naturais da nossa área de conservação e seu entorno. Esse trabalho foi iniciado na antiga gestão, com a contratação da empresa Bioteia, representada pela bióloga Fabiana Dallacorte, ficando a atual diretoria responsável pela continuidade do processo, que ficou a cargo do diretor de Meio Ambiente, Idalécio Viviani e do consultor ambiental, Anderson Pedroso. Com a dedicação de todos os envolvidos, a finalização foi realizada em quatro meses.
Este documento traz ainda mais responsabilidades a respeito da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Rio dos Pilões, assim como também a possibilidade de buscar recursos financeiros para a manutenção da mesma. “Um bom exemplo disso é um adicional de 20% que será pleiteado na última parcela do CAP – Crédito Ambiental Paulista, que a associação tem direito de receber no próximo ano”, explica Idalécio Viviani.
Confira no link abaixo o documento na íntegra:
Plano de Manejo