Publicado em: 11/09/2018
Viveiro é revitalizado
Num esforço conjunto dos colaboradores do departamento de obras e meio ambiente da APRI – Associação dos Proprietários em Reserva Ibirapitanga, o viveiro foi revitalizado e ganhou novas mudas em formação, os trabalhos foram realizados nos últimos 3 meses e deixou o espaço com uma cara nova e com uma melhor organização.
Algumas áreas vinham sendo subutilizadas, e com a nova organização todo o espaço está sendo melhor aproveitado, inclusive novas mudas estão sendo produzidas, trabalho esse que estava paralisado.
Vale ressaltar que todas as mudas recebem tratamento diário, sendo regadas e adubadas conforme a necessidade.
Dona Alice e Adeilton, que são responsáveis diretos pelo vivero, tiveram uma participação especial nesse processo e agora podem desempenhar as suas funções de maneira mais eficiente.
Para que serve o Viveiro?
O viveiro foi criado para a formação e desenvolvimento de mudas para o replantio em áreas degradadas da nossa própria reserva, além de servir aos associados da APRI, qualquer associado pode retirar mudas no viveiro para plantio em seu lote, basta o associado visitar o viveiro e procurar por colaborador da APRI e pegar as orientações necessárias para a retirada das mudas.
Hoje o viveiro conta com cerca de 5.000 mudas de plantas e árvores, formadas e em fase de formação, e o objetivo agora é a diversificação das espécies disponíveis, procurando aumentar quantidade de espécies nativas da região, esse trabalho foi reativado pela equipe de Meio Ambiente, que realiza a captação de sementes na nossa própria reserva, para o desenvolvimento de novas mudas nativas.
Em breve, atendendo determinação do nosso plano de manejo, a área de RPPN entre o Módulo 2 e o Lago, irá entrar em processo de recuperação, com remoção de flora exótica, como pinos e eucalipto, sendo realizado o plantio de flora nativa, que já estão sendo preparadas no viveiro.
Ibirapitanga semeando uma consciência ecológica além dos limites do residencial
Um dos frutos dessa nova fase do viveiro foi a parceria realizada com UNG - Universidade de Guarulhos, onde a APRI realizou a doação de 100 mudas de diversas espécies pra uma ação dos alunos da universidade no dia do Biólogo, que foi comemorado no dia 3 de setembro, as muda foram distribuídas no centro de Guarulhos para os interessados que recebiam as orientações de como proceder o plantio das mesmas.
Novas parceiras estão sendo tabuladas com a UNG e outras faculdades para o estudo da fauna e da flora da nossa RPPN, os projetos devem ser iniciados nos próximos meses, explica Idalécio Viviani Diretor de Meio Ambiente da APRI.
A Diretoria da APRI agradece o empenho de todos os seus colaboradores envolvidos nessa revitalização do Viveiro.