Publicado em: 30/08/2018

Venha conhecer o Movimento Escoteiro

Nesse sábado (01/09) às 15h00, a diretoria da APRI tem reunião agendada com o representante do movimento do Alto Tiete Ananias Antônio da Silva, na sede da associação, o intuito do encontro e verificar a viabilidade da criação de um Grupo Escoteiro em Ibirapitanga para atender as crianças e os jovens do residencial.

Convidamos para participar dessa reunião todos interessados em fazer parte deste projeto como voluntários, e os pais de crianças entre 6,5 e 21 anos, faixa de idade em que as crianças e jovens podem se juntar ao escotismo.

Conheça um pouco mais sobre o Movimento Escoteiro

Um movimento para jovens, feito por jovens. Essa é principal engrenagem do Movimento Escoteiro: a vitalidade das crianças, adolescentes e jovens que passam por nossos caminhos e renovam nossas energias, aliada à experiência dos adultos voluntários.

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É verdadeiramente no grupo escoteiro que o Escotismo acontece. Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O apoio político não leva em conta partidos, mas o compromisso do parlamentar que se une à União Parlamentar Escoteira do Brasil de atuar de acordo com os princípios e propostas do Escotismo.

Fonte: www.escoteiros.org.br