Publicado em: 01/08/2018

Saiba como proceder em caso de acidentes com animais peçonhentos

Como é de conhecimento de todos, estamos dentro de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), e como não poderia deixar de ser, existem animais em nossa reserva, sendo que alguns deles produzem peçonha (veneno). Serpentes, escorpiões e aranhas são os animais mais comuns e perigosos encontrados em nossa reserva.

Para auxiliar nossos associados em alguma eventualidade, nossa equipe da SORI – Segurança Orgânica da Reserva Ibirapitanga – atualizou o protocolo de acidentes dessa natureza e, desta forma, está preparada para orientar as vítimas sobre como proceder nesses casos até encontrar o ponto de atendimento mais próximo que possua o soro antiofídico.

Além desse protocolo, no último dia 5 de junho alguns de nossos colaboradores passaram por treinamento sobre como identificar serpentes peçonhentas e primeiros socorros nessas situações. Participaram do curso nosso supervisor de Segurança, Edson Casemiro; Alice de Alencar, do Meio Ambiente, e Adeilton de Alencar, da Manutenção.

Tais medidas tomadas pela diretoria buscam minimizar os riscos de complicações e agravamento em acidentes desta natureza.

Está disponível também um protocolo voltado a animais domésticos.

Recomendamos que o manual de procedimentos em caso de acidentes com animais peçonhentos seja impresso em uma única folha, frente e verso, plastificado e deixado em um local visível na sua residência, afinal nunca sabemos quando podem ocorrer casos desse tipo.

Para baixar o manual em PDF para impressão, acesse o link abaixo:

Manual