Publicado em: 23/10/2012
Contorno de Ibirapitanga é mudado com criação de Parque Estadual
14/04/2010
Contorno de Ibirapitanga é mudado com criação de Parque Estadual
Foram criadas, no fim de março, quatro novas áreas de proteção ambiental no estado de São Paulo. Uma delas é o Parque Estadual de Itaberaba, que faz divisa com Ibirapitanga.
Em janeiro, a APRI foi consultada e concordou com o tombamento da área reservada para as fases II, III e IV do projeto. Isso significa que os contornos de Ibirapitanga mudaram e não haverá mais expansão para tais fases.
A notícia foi bem recebida pela diretoria, que comemorou o bom resultado, afinal, não houve desapropriações de áreas da atual RPPN e nem de áreas dos módulos I, II e III da fase I do Residencial.
Segundo Ivo Szterling, um dos arquitetos que assinam a Reserva Ibirapitanga, é comum que Unidades de Conservação (UCs - parques e estações ecológicas) “engulam” Unidades de Uso Sustentável (APAs e RPPNs), ao contrário do que aconteceu neste caso. “Considero isso um prêmio pelo respeito e pela seriedade com que vem sendo cuidada a nossa RPPN”, comemorou.
Adelmo Sampaio, presidente da APRI, disse que a diretoria irá acompanhar a implantação do Parque e ficar atenta sobre como participar de um provável conselho gestor.
Com essa medida, somam-se 30 mil hectares de Unidades de Conservação (UCs) aos 8 mil já existentes do Parque da Cantareira. É a maior área protegida criada no estado de São Paulo nos últimos 24 anos.
O mapa final está disponível no site da Fundação Florestal http://www.fflorestal.sp.gov.br/cantareiraMapas.php onde também se encontra um link para visualização dos limites no Google Maps.