Publicado em: 23/10/2017

Apri alerta para o correto descarte de resíduos

O descarte consciente do lixo que produzimos também faz parte dos nossos cuidados com o meio ambiente, ainda mais em uma RPPN. Ao andar nas trilhas e áreas comuns, ou mesmo estando na sua residência, esteja atento para descartar o lixo de forma adequada e assim ajudar a preservar Reserva Ibirapitanga. Confira as orientações a seguir e transmita à sua família e aos seus funcionários.

 

Identifique a cor e descarte certo – O sistema de descarte de resíduos sólidos em Reserva Ibirapitanga é dividido em duas classes: recicláveis, representados pela cor verde, e não recicláveis, representados pela cor preta.

 

Use os contêineres corretamente – Quando conclui a construção da casa, cada associado recebe dois contêineres para descarte dos re­síduos gerados em sua residência. Um verde de 240 litros, para materiais recicláveis, e um preto de 120 litros para materiais não reciclá­veis. Nestes contêineres, deverão ser depositados os sacos verdes e pretos respectivamente, fecha­dos, para coleta. Nas áreas comuns, também preste atenção ao tipo de lixo que está descartando, para utilizar o contêiner correto. 

 

Só use sacos oficiais – Os resíduos gerados pelas residências apenas poderão ser descar­tados nos sacos plásticos oficiais – verdes e pretos –, caso contrário não serão coletados e acarretarão em advertên­cias e punições conforme regulamento interno da APRI.

 

Limpe seus contêineres – Cada residência deverá zelar pela manutenção e limpeza de seus próprios contêineres, que devem estar próximos ao limite da calçada ou no meio fio no dia da coleta.

 

Descarte apenas sacos preenchidos – Recomendamos que os sacos sejam colocados para coleta apenas quando estiverem cheios, com o objetivo de economizar os recursos e tor­nar a reciclagem mais eficiente. Para isso, man­tenha duas lixeiras na sua residência, uma de 100 litros para os materiais recicláveis, na qual você usará os sacos verdes, e outra de até 60 litros para os materiais não recicláveis, na qual você usará os sacos pretos.

 

O que descartar nos sacos verdes – recicláveis:

  • PLÁSTICO: todos os tipos de ma­teriais plásticos: garrafas plásticas, embalagens de produtos de limpeza, tubo de creme dental, caixa de fio dental, copos plásticos, brinquedos, escova de dente, sacolas plásticas etc.
  • METAIS: latas de ferro e alumí­nio, lacres e tampas de iogurte, en­tre outros.
  • PAPEL: papéis em geral com ex­ceção de jornais, revistas e papel sul­fite, sem amassar, que deverão ser organizados em pilhas e encaminha­dos diretamente para a Central de Resíduos, onde há um dispositivo específico para armazenamento des­tes materiais. Desta forma o material ocupa menos espaço, facilita a coleta e vale mais dinheiro. Você estará co­laborando com uma reciclagem ideal.
  • VIDRO: apenas embalagens e pe­ças de vidro resistentes, que não ofe­reçam perigo de corte ou perfuração. Vidros quebrados e/ou delicados de­vem ser descartados diretamente na Central de Resíduos, em dispositivo específico para materiais perfurocor­tantes.
  • OUTROS RECICLÁVEIS: pilhas e baterias, borrachas, isopor, embala­gens de salgadinho, embalagens de biscoitos e de café, embalagem lon­ga vida etc.

 

O que descartar nos sacos pretos – não recicláveis:

  • Resíduos úmidos
  • Filtro de café usado
  • Papéis e plásticos engordurados ou muito sujos
  • Restos de alimentos
  • Sachês de condimentos (catchup, maionese, mostarda e molhos)
  • Restos de poda
  • Lixo de banheiro
  • Fraldas
  • Filtros de cigarro

 

O que descartar na Central de Resíduos – Alguns tipos de resíduos não devem ser descartados nos contêineres. Confira a seguir o que deve ser levado pelo associado direto para a Central de Resíduos, perto da portaria de Reserva Ibirapitanga:

  • RESÍDUOS ESPECIAIS: eletrodomésticos, computadores, televisores, almofadas e ou­tros materiais sólidos recicláveis, provenientes de consumo doméstico que não caibam nos sacos verdes, devem ser encaminhados dire­tamente para a área demarcada para resíduos especiais na Central de Resíduos.
  • VIDROS QUEBRADOS E DELICADOS: por segurança, devem ser descartados no co­letor específico para vidros quebrados locali­zado na Central de Resíduos.
  • LÂMPADAS: há coletores específicos na Central de Resíduos para lâmpadas tubulares e lâmpadas comuns. Lâmpadas fluorescentes contêm vapor de mercúrio e portanto não po­dem ser quebradas em hipótese alguma antes que cheguem em ambiente próprio para des­contaminação.
  • CAIXAS DE PAPELÃO: para economizar espaço, leve as caixas de papelão desmonta­das até a Central de Resíduos, onde há um dispositivo específico para organização das caixas de papelão. Quando precisar de uma, reutilize as que ainda não foram coletadas.
  • JORNAIS E REVISTAS: jornais e revistas devem ser colocados de maneira organizada no móvel multicoletor.
  • ÓLEO DE COZINHA: use uma garrafa PET para acumular o óleo de cozinha e quando estiver cheia encaminhe para a Central de Re­síduos. Verifique se a garrafa está bem tampa­da para evitar vazamentos. O óleo de cozinha não pode ser descartado no ralo. Isso causa a contaminação de milhares de litros de água além de deteriorar as tubulações hidráulicas.