Publicado em: 22/09/2014
Que venha a Primavera
Por Ana Vasconcelos
Ao som do hino nacional e de músicas populares, executados pela Banda Municipal de Santa Isabel, e com as boas-vindas do presidente da Apri José Wladimir Lemos, a Festa da Primavera 2014 foi oficialmente aberta sábado (20), por volta das 10 horas, na área de convivência de Reserva Ibirapitanga. “Fico muito feliz por estarmos aqui, com tanta gente presente. Isso demonstra o grande interesse dos associados pelo meio ambiente”, disse Wladimir.
Tradicional evento anual em Ibirapitanga, a Festa da Primavera é um momento marcante para todos os associados renovarem seu comprometimento com a preservação do meio ambiente como um todo e, particularmente, da RPPN Rio dos Pilões, onde está situada a Reserva Ibirapitanga. Além disso, todos têm a oportunidade de conhecer melhor as características do local, a fauna a flora, se envolver no plantio de mudas e, não menos importante, reencontrar e fazer amigos, com um propósito comum: conservar a Reserva.
Desde as 9 horas os convidados foram recepcionados com um buffet de café da manhã, em clima de confraternização. O dia nublado e fresquinho, com raros chuviscos, não intimidou os associados e seus familiares a participar das diversas atividades para pessoas de todas as idades que aconteceram ao longo de toda a festa. Ao longo de todo o dia, cerca de 680 pessoas curtiram a festa, entre crianças, jovens e adultos.
Também estiveram presentes o prefeito de Santa Isabel, Padre Gabriel Bina, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Paulo Lima e a secretária de Cultura Maria José de Paula Varanda. A estrutura do evento estava impecável: alimentação bem servida, seguranças que auxiliavam na orientação de quem chegava, ambulância e uma retaguarda de primeira, formada pelos colaboradores Élida Camargo, Silvana Domiciano, Noemi Bulgarelli, Elpídia Pinheiro, Isabel Torres, Sandra Almeida, José Ferreira e Edson Casemiro, além de outros componentes da equipe da manutenção e do meio ambiente, que não deixaram faltar nada aos associados.
Ibirapitanga do Futuro
Pela manhã, o diretor de Meio Ambiente Marcos da Cunha Marques lançou o projeto Ibirapitanga do Futuro, destinado a crianças e jovens, que tem o objetivo de proporcionar conhecimento e sensibilização de temas que envolvam meio ambiente e cidadania. “Estamos lançando aqui a Universidade Ibirapitanga, que visa desenvolver entre nossas crianças e jovens a construção de atitudes para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, afirmou o diretor. Marcos acredita que as crianças e jovens são importantes influenciadores dos adultos para ajudar na preservação da nossa Reserva. “Temos grande responsabilidade com a continuidade de Ibirapitanga”, ressaltou.
O projeto Ibirapitanga do Futuro é composto de cinco etapas, e a primeira delas aconteceu durante a Festa da Primavera. Os participantes receberam bonés com o logotipo do projeto e se dividiram em três grupos, por faixa etária, e, conduzidos pelos educadores da Aligator Eventos, participaram de dinâmicas de sensibilização sobre seus conhecimentos acerca do meio ambiente e plantaram mudas. Em clima de competição amistosa, participaram ainda de uma gincana ecológica, na qual tiveram que cumprir diversas atividades.
Plantio de mudas e palestras
Um dos momentos mais esperados da Festa da Primavera em Ibirapitanga é, tradicionalmente, o plantio de mudas. Esse ano não foi diferente. Não é raro encontrar associados que estão fazendo suas primeiras incursões na natureza e plantando suas primeiras mudas durante a festa, em um momento que marca para sempre crianças e adultos. Este ano, mil mudas estavam à disposição dos associados na área de plantio.
Os adultos puderam assistir à palestra do biólogo Gilson Alves Bevilacqua sobre a origem de Ibirapitanga, as cadeias montanhosas da nossa região e a importância de não interferirmos nas relações naturais do meio ambiente.
Após o almoço, com uma leve chuva saudando a chegada da Primavera, Marcos Marques falou sobre os três Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. No seu discurso, pontuou temas como o consumo consciente e a correta destinação do lixo na Reserva, por parte dos associados, reforçando mais uma vez a importância do descarte correto de resíduos.
A festa se encerrou por volta das 16 horas, com as equipes Arara, Ararinha e Onça Pintada apresentando seus trabalhos para uma comissão de jurados e, como “certificado de participação”, receberam um pin para decorar o boné. No final, se confraternizaram com um grande abraço e um até breve. Afinal, eles já têm encontro marcado em 12 de dezembro, quando será realizada a segunda etapa do projeto Ibirapitanga do Futuro.
Fotos: Ivan Pontes