Publicado em: 31/07/2014

Cuide bem do lixo

Em Ibirapitanga, a gestão de resíduos sólidos é coisa séria e a Apri dispõe de um sistema que garante o correto destino desses resíduos após o consumo. Mas esse sistema só funciona corretamente se cada associado fizer a sua parte.

1. O sistema de gestão de resíduos da APRI é dividido em duas classes: recicláveis e não recicláveis.

2. Cada proprietário recebe dois contêineres para descartar os resíduos gerados em sua residência. O associado deve zelar pela manutenção e limpeza dos seus contêineres, que devem estar próximos ao limite da calçada ou no meio fio no dia da coleta.

3. Cada residência recebe uma cota mensal de sacos plásticos verdes (para descarte de recicláveis) e pretos (para descarte de não recicláveis). Para melhor aproveitamento dos recursos, só coloque-os para coleta quando estiverem cheios.

4. Você deve descartar nos sacos verdes resíduos secos recicláveis, como: plásticos, metais, papéis, vidro e outros recicláveis.

5. Você deve descartar nos sacos pretos resíduos úmidos não recicláveis: filtro de café usado, papéis e plásticos engordurados, restos de alimentos, sachês de condimentos, restos de poda, lixo de banheiro, fraldas e filtros de cigarro.

6. Você deve descartar diretamente na Central de Resíduos, na entrada da Reserva: jornais e revistas, vidros não resistentes ou quebrados, que oferecem risco de corte (coloque-os em dispositivo específico para material perfurocortante), lâmpadas, caixas de papelão, óleo de cozinha e resíduos especiais como eletrodomésticos, computadores, TVs etc.

7. Compacte bem os resíduos antes de descartar. Desmonte e amasse caixas, latas, garrafas e caixinhas de leite e suco, facilitando o transporte dos resíduos e gerando menos poluição.

8. Não coloque animais mortos dentro de nenhuma lixeira. Os animais devem ser dispostos em sacos pretos e a coleta, solicitada a uma clínica veterinária.

9. Nas churrasqueiras e áreas de convivência, descarte com o mesmo critério nos kits coletores verdes e pretos. Oriente seus convidados a fazerem o mesmo.

Lembre-se: cada associado é responsável pelos resíduos gerados em suas atividades dentro da Apri, bem como pela ação de seus convidados, estando sujeito a penalidades previstas no regulamento interno da Apri. Colabore e ajude a preservar nosso maior patrimônio: a natureza.

Um abraço a todos!
Diretoria de Meio Ambiente