Publicado em: 18/07/2016

Apri promove reciclagem de óleo

A dúvida quanto à destinação do óleo de fritura ou óleo sujo é mais comum do que se pensa. Sem informação adequada, o mais comum é o produto ser despejado na pia, mas esta atitude não é ambientalmente correta.

Despejar o óleo usado no ralo, além de aumentar as possibilidades de entupimento dos canos, também é uma atitude altamente poluidora, já que o óleo de fritura contamina 25 mil litros de água caso sejam despejadas a partir de 50 miligramas por litro (mg/L).

Portanto, o descarte incorreto do óleo pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente, principalmente aos rios e mananciais.

Para evitar que isso ocorra, a Apri, dando continuidade ao programa de reciclagem, promove a coleta do óleo de cozinha usado em Ibirapitanga.

Para contribuir com a erradicação dessa fonte de poluição, os associados devem colocar os resíduos em uma garrafa pet e deixar junto com o lixo nos dias de coleta: às segundas, quartas e sextas-feiras, até às 14h.

Todo o óleo recolhido será convertido em sabão pela Apri, que depois disponibilizará o produto para o associado. O associado que contribuir com um litro de óleo usado terá direito a uma pedra de sabão, que poderá ser retirada na Secretaria.