Publicado em: 21/05/2013

Velocidade máxima: conheça a lei

21/05/2013

Velocidade máxima: conheça a lei

Para segurança de todos, confira a íntegra da lei federal que obriga a condução do veículo em vias locais urbanas no limite de até 30km/h.

Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

§ 1º Onde não existir sinalização regulamenta- dora, a velocidade máxima será de:
I - nas vias urbanas:
     a)    oitenta quilômetros por hora,
    nas vias de trânsito rápido:
     b)     sessenta quilômetros por hora,
    nas vias arteriais;
     c)     quarenta quilômetros por hora,
    nas vias coletoras;
     d)     trinta quilômetros por hora,
    nas vias locais.

Pode parecer pouco, mas é essa velocidade que garante a integridade não só do ambiente (como por exemplo animais que atravessam as vias), como também dos próprios associados, seus familiares e demais frequentadores do Residencial.

A limitação feita em ruas ou trechos de ruas que possuem considerável movimento misto (ou seja, tráfego de carros, motocicletas, ciclistas e pedestres), procura diminuir a quantidade de acidentes. Os resultados mostram que a medida é eficaz: em média a redução é de 25%, chegando a 72%, em países como a Bélgica, país que implantou pela primeira vez (há mais de
30 anos), uma zona com limite de 30 km/h.

Ainda que uma fatalidade venha a ocorrer, os prejuízos são menores e com menos mortes, uma vez a energia do acidente é proporcional à massa dos objetos e ao quadrado da velocidade: a redução é exponencial. Ainda pensando em física, a diminuição no número de acidentes é explicada pelo aumento na visão periférica dos motoristas já que o foco vai se tornando cada vez mais centrado no caminho à frente, conforme o aumento da velocidade. O tempo/distância para parar o veículo também cai para menos da metade: a 50Km/h o carro anda 14 metros até o motorista ter a reação de pisar no freio e mais 14 metros para parar, contra 8 metros + 5 metros, respectivamente, quando trafegando a 30Km/h.

Por isso, redobre a atenção ao deixar a estrada e entrar nas dependências de
Ibirapitanga: aqui a velocidade é menor, mas a segurança é maior!