Publicado em: 29/09/2015

ENXUTA E FOCADA NA PRESERVAÇÃO

Marcos Marques, diretor de Meio Ambiente da Apri, na abertura da Festa da Primavera, ao lado de Wladimir Lemos, presidente da Apri

Por Ana Vasconcelos

A Festa da Primavera é o mais tradicional evento de Reserva Ibirapitanga e nos últimos anos atraiu centenas de pessoas, entre associados e convidados.

Preocupada em manter o verdadeiro espírito de preservação de Reserva Ibirapitanga, levando os participantes a respeitar a natureza e refletir sobre os hábitos nocivos do ser humano, a diretoria de Meio Ambiente optou por um evento mais enxuto nas atrações, mas muito focado na preservação da nossa RPPN Rio dos Pilões. Acertou em cheio.

O que se viu na Festa da Primavera foram crianças e jovens engajados, participando ativamente no plantio e nas ações de educação ambiental. Acompanhados dos adultos, deram uma verdadeira demonstração de amor a Ibirapitanga. Confira na entrevista a seguir como o diretor de Meio Ambiente da Apri, Marcos Marques, avaliou o evento.

Por que a opção por realizar um evento compacto?

Marcos - A atual gestão vem buscando o cerne da celebração de uma Festa da Primavera, que é brindar a chegada desta bela estação com atrações diretamente voltadas ao meio ambiente, como nosso tradicional plantio de mudas.

Qual foi a novidade este ano?

Marcos – Incluímos nas atrações a 5ª etapa do Projeto Ibirapitanga do Futuro, abordando temas como reciclagem e consumo inteligente de nosso bem precioso, a água. 

O público está mais interessado em entender e respeitar Ibirapitanga. A Festa é um bom momento para disseminar esse respeito à RPPN?

Marcos – Quem foi lá, estava realmente interessado e engajado com o que realmente somos – uma reserva ambiental –, não se preocupando se faríamos uma festa gastronômica com supercafé e superalmoço.

Este ano, crianças e jovens protagonizaram a Festa?

Marcos - Vejo com grande destaque a participação efetiva de nossas crianças e jovens, que foram de fato protagonistas da Festa, com o Projeto Ibirapitanga do Futuro, e não como em edições anteriores, nas quais participavam apenas de forma discreta no plantio e em ações isoladas com monitores.

 

Confira a cobertura completa Festa da Primavera e a galeria de fotos.