Publicado em: 25/09/2020

Você conhece o Viveiro do Ibirapitanga? Conheça sua finalidade e suas regras.

O viveiro foi criado para a formação e desenvolvimento de mudas para o replantio em áreas degradadas da nossa própria reserva, além de servir aos associados da APRI. Veja as regras e como fazer:

O horário de atendimento do viveiro é das 8h00 às 16h00, com intervalo de almoço das 12h00 às 13h00 de segunda a sexta-feira, aos sábados o atendimento é das 8h00 às 12h00.
A doação de mudas para associados deverá respeitar o horário de atendimento, também é necessário avisar previamente os funcionários ou o responsável técnico para a retirada das mudas. Isso permite que seja realizado um melhor controle da quantidade de espécies. A APRI reforça que o principal objetivo do cultivo das mudas nativas, é realizar o plantio destas espécies em áreas degradadas para que as mesmas se recuperem, atividade esta contida no plano de manejo que rege a RPPN Rio dos Pilões, a qual faz parte do empreendimento da Reserva Ibirapitanga.

Como já anunciado, haverá um grande plantio de mudas referente ao reflorestamento previsto com retirada das espécies exóticas em torno da represa. Logo grande parte do acervo do viveiro será utilizado nesta ação, restringindo a quantidade e principalmente a variedade disponível para retirada dos associados.

Apesar de um trabalho para manter uma diversidade de mudas, hoje o viveiro não conta com uma grande diversidade de espécies, pois depende da coleta de mudas e sementes das áreas do condomínio, o que por sua vez depende de ciclos naturais e muitas vezes demorados ou ausentes. O setor de meio ambiente pondera a respeito de adquirir sementes ou matrizes externas para que a diversidade e riqueza de espécies aumente no viveiro.

Pelas razões aqui apresentadas está limitado em 10 mudas nativas a serem retiradas por cada associado interessado, a depender da disponibilidade. Pedidos maiores devem preferencialmente, ser autorizados pelo responsável pelo setor do meio ambiente.