Publicado em: 09/04/2020

Atenção associado! Coleta seletiva corre risco de ser paralisada

 

No início do mês de abril fomos novamente contatados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Agropecuário de Santa Isabel, a respeito da triagem correta dos resíduos seco (reciclável), sob pena de estarmos desrespeitando a Política de Resíduos Sólidos (Lei Complementar193/2016) e o Código de Meio Ambiente de Santa Isabel (Lei Complementar 173/2014).

Resíduos úmidos (lixo comum) estão sendo misturados aos resíduos secos (reciclável), a correta separação do lixo seco e úmido é fundamental, permite a reciclagem dos mesmos de maneira mais rápida e eficiente. Assim, as indústrias e cooperativas de reciclagem podem pegar este material limpo e reaproveitar em novas produções, criando novos produtos que voltarão para a cadeia de consumo.

Este trabalho diminui a produção de novas matérias primas, consome menos energia, utiliza menos recursos naturais e garante mais sustentabilidade ao planeta.

A contaminação dos resíduos recicláveis com restos de alimentos e outros tipos de lixo comuns contamina o material e o torna inapropriado para o processo de reciclagem.

Vale ressaltar que reciclagem também diminui o volume de lixo destinado ao aterro sanitário, evitando impactos ambientais. Sendo que apenas 18% das cidades brasileiras contam com a coleta seletiva e Santa Isabel é uma delas.

A APRI disponibiliza lixeiras e sacos apropriados para o descarte dos resíduos.

Devido aos fatos acima apurados, a Apri começará uma fiscalização no momento da retirada dos resíduos em cada residência.

Sendo constatado qualquer irregularidade o associado será notificado para que tome as medidas necessárias para a regularização do problema.

Não podemos colocar em risco a nossa coleta seletiva!

Importante: Os resíduos secos (recicláveis) devem estar limpos e secos para serem descartados, portanto, lave brevemente as embalagens com restos de alimentos antes de dispensar o saco verde de reciclagem.


Veja como fazer:

  • Coleta Comum - Lixo úmido – saco preto e lixeira preto - Material que NÃO PODE ser reciclado


Inorgânicos – etiqueta adesivas, papel carbono, fita crepe, papeis metalizados, parafinados e plastificados, guardanapos e lixo de banheiro, bitucas de cigarros, fotografias, esponja de aço, fraldas descartáveis

Orgânicos - Restos de comida, casca de frutas e legumes, casca de ovo, sacos de chá, borras de café, flores etc.

 

  • Coleta recicláveis - Lixo Seco – saco verde e lixeira verde Material que PODE SER reciclado


Papel - Jornais, revistas, livros, cadernos, cartolinas, papeis de escritório em geral, caixas de papel, papelão, caixas de leite e de suco;

Plástico - Sacos e sacolas plásticas, embalagem plástica, Cds, garrafas e garrafões plástico, tubos e demais peças plásticas;

Metal - Latas de alumínio em geral (alimentos e bebidas), embalagens metálicas, objetos de cobre, zinco e ferro.

Vidro – Garrafas, embalagens de alimentos e bebidas, copos e outros objetos de vidro OBS: para maior segurança embrulhar em folhas de jornal para evitar acidentes;

 

  • Outros Resíduos – descarte em separado na PORTARIA

 

Pilhas e Baterias – Descarte na lixeira laranja disponível na portaria;

Óleo Usado – Coloque em uma garrafa pet e dispense na lixeira amarela na portaria.

 

Caso tenha alguma dúvida a respeito de onde descartar determinado resíduo, descarte na lixeira e nos sacos pretos.

O setor de meio ambiente está disponível para esclarecer eventuais dúvidas.

Vamos todos colaborar para um meio ambiente mais saudável e equilibrado.

Apesar de o processo de separação do lixo parecer complicado, o hábito contribui para que, com o passar do tempo, essa tarefa torne-se fácil, simples e rápida de se fazer. Um pouco de esforço somado à classificação correta dos materiais (resíduos sólidos, orgânicos ou rejeitos) contribui enormemente para a preservação do planeta e, sem dúvida, para o bem-estar da população em geral.