Publicado em: 25/05/2017

"Composta Quintal" em Ibirapitanga

A convite da associada Christine Fontelles, os biólogos Julia de Lima Krahenbuhl e Guilherme Rocha Dias farão o "Composta Quintal", um bate-papo sobre compostagem no próximo dia 10 de junho, às 10h, no Centro de Interpretação Ambiental, em Reserva Ibirapitanga.

Dentre os temas que serão abordados, estão a problemática dos resíduos sólidos, alternativas ecológicas para o tratamento de resíduos domésticos - diferenças entre a compostagem de resíduos de poda e de alimentos - os benefícios da compostagem para o seu quintal e para o mundo e como fazer a sua própria compostagem.

Além disso, eles irão tratar de muitas curiosidades. Por exemplo: você sabia que as podas do seu jardim podem gerar húmus de primeira qualidade? E que as sobras de frutas, verduras e legumes podem se transformar em um incrível adubo líquido para suas orquídeas? Sem falar que uma horta em casa faz muito bem para a sua saúde! Algumas técnicas são muito simples e podem ser colocadas em prática dentro de casa ... e se você tem vizinhos que se interessam, nada melhor que um esforço coletivo.

Dinâmica do dia

Os biólogos farão uma apresentação em audiovisual e irão demonstrar o funcionamento de minhocários domésticos. A previsão do encontro é de 1 hora de duração. Participe!

 

Sobre Julia e Guilherme: eles acreditam que a transição para sociedades sustentáveis é possível e que a educação ambiental é um importante caminho para estimular transformações individuais e coletivas. Ambos vêm atuando há mais de 10 anos no universo das ONGs e no planejamento e gestão de unidades de conservação. Em Boiçucanga, no litoral norte de São Paulo, inspirados pela Permacultura, exercitam e compartilham soluções e alternativas ecológicas para a reciclagem de resíduos orgânicos, como podas de jardins e restos de alimentos.