Publicado em: 17/03/2017

Pesquisa no lago

Em março, a bióloga Debora Pardini Lo Turco (foto abaixo) dará início ao monitoramento do lago e diagnóstico dos habitats dos riachos ligados ao lago. A pesquisa deverá gerar indicadores e diagnosticar possíveis problemas dentro dos ecossistemas aquáticos envolvidos.

"O objetivo é recebermos bioindicadores de nosso lago para que possamos tomar ações preventivas e corretivas a fim de preservar a biodiversidade de nossa RPPN", afirma Marcos Marques, diretor de Meio Ambiente da Apri. 

Esse trabalho científico é fruto da parceria da Apri com a UFSCar e será conduzido por Debora Pardini, que é Especialista em Manejo e Conservação de Fauna Silvestre e Mestranda em Conservação de Fauna da Universidade Federal de São Carlos. 

O início dos trabalhos está previsto para 24 de março, podendo ser alterado dependendo das condições climáticas. É considerado período de estiagem (parada das chuvas) de abril a setembro, e o período de cheia (chuvas) vai de outubro a março.

Cronogama de atividades:

  • Dia 25/3 - reconhecimento final com GPS para demarcação dos pontos e confirmação das estratégias de coleta;
  • A definir: Coleta Piloto feita para definir espécies referência (possíveis bioindicadoras), para nos dizer a condição do habitat;
  • A definir: pesquisa de diagnóstico nos riachos;
  • A definir: monitoramento periódico do lago e coletas - duração de mais ou menos um ano (seca e cheia).

"Durante a pesquisa, poderemos ver um barco no lago coletando os peixes com alguns métodos de pesca, todos autorizados em nossa pesquisa pelo IBAMA", ressalta Marcos Marques. "Ao longo da pesquisa iremos informando a todos sobre o andamento", finaliza.